sábado, 4 de junho de 2011

Um jundiaiense que desce as maiores ondas do mundo

Por: Mauro Utida

Em Jundiaí não tem praia, a mais próxima está a mais de 150 km de distância, mas, mesmo assim, é daqui da terrinha da uva que nasceu um dos principais surfistas de ondas grandes do mundo na atualidade. Rodrigo Koxa, 31 anos, ficou conhecido mundialmente após descer uma onda de 20 metros de altura, em Las Docas (Chile), no começo deste ano. O feito rendeu a ele indicação ao prêmio de maior onda do ano pelo Billabong XXL, considerado um Oscar da modalidade.
Apesar de ter “dropado” a maior onda já surfada na América do Sul, Koxa não levou o prêmio, ficou na segunda colocação, mas está feliz com a repercussão que esse feito trouxe a carreira profissional dele. Todos os detalhes foram filmados pelo amigo chileno Rodrigo Pelado e registrados pelo fotógrafo Akiwas.
No fundo ele sente uma certa mágoa pelo prêmio ter sido ganho com o francês Benjamin Francis, um atleta da marca que promoveu o evento, mas o troféu maior ele acredita que já ganhou: a realização espiritual e profissional. “O fato de eu simplesmente ter dropado essa onda no Chile é uma benção de Deus”, declara.
Muitos devem estar se perguntando, como esse jundiaiense conseguiu ir tão longe. A resposta nos leva ao começo dos anos 80, quando o jovem Koxa se mudou para São Paulo na companhia dos pais e as diversas viagens para o Guarujá, onde o pai tinha negócios como corretor de imóveis. As primeiras ondas começaram com as pranchas de isopor, até que aos 8 anos de idade, Koxa ganhou sua primeira prancha de surf, daí nunca mais saiu de cima dela. “O começo sempre é mais difícil, mas sempre tive um apoio dos meus pais, que foram meus verdadeiros patrocinadores”, afirmou.



Koxa com Danilo Couto, campeão do XXL

Diferente da maioria dos seus amigos surfistas, que treinavam para competir nos tradicionais circuitos de surf, Koxa sonhava com ondas maiores e para isso teve que começar a viajar desde cedo. Começou pelo litoral do México aos 15 anos de idades, depois foi conhecendo os principais destinos dos big riders (surfistas de ondas grandes) do mundo: Jaws (Havaí), Mavericks (Califórnia), Teahupoo (Taiti) e o arquipélago da Indonésia.
Por causa de ter escolhido outra vertente do surf, ainda pouco conhecido quando decidiu seguir por este caminho, Koxa se transformou em um dos big riders de maior destaque de sua geração. A onda surfada por Koxa pode ser vista no vídeo abaixo. Quem quiser saber mais sobre esse surfista pode acessar o blog dele: rodrigokoxa.com ou pelo twitter.




Nenhum comentário:

Postar um comentário