domingo, 12 de junho de 2011

José Marques de Melo reflete sobre o jornalismo em palestra na PUC-Campinas

por Marco Antonio Erbeta

O “5º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo e Jornada de jornalismo 2011”, que aconteceu de 26 a 28 de maio, na PUC-Campinas, contou com a presença de renomados profissionais jornalistas. No sábado, 27, José Marques de Melo (presidente da Comissão de Especialistas do MEC) realizou palestra e discutiu a jornalismo atual.


Presidente da Comissão de Especialistas do MEC, José Marques de Melo teve como tema central de sua palestra “Jornalismo em tempos de crise” e falou sobre a influência da tecnologia no jornalismo, o acesso às informações e o perfil do profissional jornalista, dentre outros assuntos.

Segundo Marques de Melo, a revolução tecnológica foi um marco para a comunicação, o que mudou significativamente as mídias e os tempos, com uma nova proposta de informação. “Vivemos na era do Jornal Digital. Os tempos mudaram, tudo mudou, e é necessário que tenhamos essa visão”, disse.

Sobre mudanças do jornalismo atual, Marques de Melo falou que na essência nada mudou no jornalismo e nos seus fundamentos, mas que houve mudança na natureza das demandas, onde os novos cidadãos reclamam a interpretação dos fatos, com um jornalismo investigativo e que exige valores agregados. Destacou também o tipo de interesse dos atuais leitores "que procuram uma aparência romanesca dos fatos e personagens” de uma matéria, diferentes dos leitores de mídias impressa, que prezam pela qualidade. “Os leitores de jornais demandam informação de qualidade e os novos leitores desejam informação diversional”, destacou.

Neste sentido, o professor refletiu sobre as dificuldades de adaptação do jornalista atual, que deve ter “talento, formação e condições de trabalho” para poder desenvolver um bom jornalismo.

Marques de Melo falou também da importância do acesso às informações das pessoas de baixa renda, mas para isso é necessário que as informações (notícias) sejam gratuitas, algo importante pra classe menos favorecida, alertando para os altos preços dos jornais.

Ao final, José Marques de Melo falou sobre sua visão do jornal hoje que “está mais estruturado para contar o que do que para explicar o porquê”, completou.

O “5º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo e Jornada de jornalismo 2011” teve como tema “A Formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo de Jornalismo” e contou com participação de alunos, professores da PUC-Campinas e de outras faculdades do Estado de São Paulo.



FOTOS: Marco Antonio Erbeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário