sábado, 4 de junho de 2011

Estudar e Estagiar

Carolina Cerqueira Salvador Marques

O desabafo nas redes sociais acabou se tornando rotina para as pessoas que, hoje, já não se imaginam mais sem um twitter ou facebook. A terapia via web não é privilégio apenas dos mais novos, pelo contrário, pais, mães e até mesmo os avós estão aderindo a essa moda. Basta gastar dois minutos lendo o feed de notícias do facebook que essa realidade vai ser facilmente percebida.

Na página de Mariáh Ferrero, o desabafo também estava lá! A jovem de dezenove anos cursa o terceiro ano da faculdade de jornalismo e desde novembro do ano passado tenta conciliar os estudos e o estágio. No fim do primeiro semestre de trabalho vem a confissão: “NÍVEL DE ESTRESSE ALTO!!!! Qm um dia tento conciliar fim de semestre com estágio sabe do que eu to falando...”

Assim como Mariáh, outras tantas pessoas enfrentam essa rotina de estudos pela manhã, estágio à tarde e, talvez, apenas as noites livres para sair com os amigos, namorar ou quem sabe até descansar na frente da televisão, do computador ou atrás de um bom livro. Isso quando o trabalho não exige horas extras e os estudos também não pedem a famosa dedicação extra classe. Então, surge a pergunta: como conciliar os estudos e o trabalho? Qual é mais importante para quem está terminando os estudos e começando a vida profissional?

A psicóloga Maria de Fátima da Silva mostra que as duas coisas são fundamentais para os alunos, desde que sejam feitas na medida certa: “As pessoas precisam ter equilíbrio. O estágio é tão importante quanto a faculdade, mas é preciso também ter vida social. Para Marília Rastelli, a fórmula é simples: basta ter organização que tudo termina bem. A jovem de vinte e dois anos também está cursando faculdade de jornalismo e se dedica, e muito, ao estágio no período da tarde. Sempre de bom humor, ela diz que chega a ficar nervosa com a quantidade de obrigações, mas que tenta estabelecer uma rotina para dar conta de atender a todas as demandas, do trabalho e da faculdade: “Eu tento, mas nem sempre consigo. (rs) Procuro não deixar acumular os trabalhos da faculdade e tento manter essa rotina à noite, depois que saio do trabalho. Às vezes, a quantidade de coisas é tão grande que uso o fim de semana. Aí, fica tudo corrido, mas é gostoso.”




Marília trabalha e estuda há um ano e três meses e mesmo diante de toda essa correria, do nível de estresse alto com o fim do semestre, como desabafa Mariáh, ela ainda reconhece a importância de já estar inserida no mercado de trabalho: “No estágio eu tenho contato com coisas que não aprenderia apenas nas salas de aula. Além do que, vou estar bem mais preparada quando me formar.”

Duas jovens estudantes e ao mesmo tempo duas profssionais que já se dedicam muito no trabalho. Diante de tantas obrigações, o descanso é fundamental. Tanto Mariáh quanto Marília afirmam que procuram deixar esse descanso necessário para os finais de semana. A psicóloga Maria de Fátima da Silva coloca esse descanso como uma ordem essencial para a sobrevivência dessas jovens guerreiras: “É preciso descansar e mudar o foco. O exercício físico é fundamental para que as pessoas consigam suportar tamanha pressão. É preciso fazer qualquer tipo de exercício, que seja caminhar vinte minutos durante o almoço.” Orientações importantes que podem ajudar, e muito, o desempenho dessas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário