quarta-feira, 1 de junho de 2011

MONTANHISMO POR RODRIGO RAINERI

POR: MARIA REGINA LOPES MARTIN






Rodrigo Raineri, 41, paulista de Ibitinga, é um dos alpinistas mais experientes do Brasil.
Escalador completo possui vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha.
Em 2008 chegou ao cume do Monte Everest, a maior montanha do mundo, ano que completou 20 anos de escaladas. Em 2011 foi o terceiro brasileiro a atingir o cume do Monte Everest.
Trabalha há mais de 17 anos como profissional de esportes de aventura.
Rodrigo Raineri, formado em Engenharia de Computação pela Unicamp, é empresário e consultor em treinamentos comportamentais Outdoor Training, Trabalho em Altura e Turismo de Aventura há mais de 17 anos. Com esta bagagem, é referência nestes segmentos.
Administra a Grade VI há 12 anos (www.grade6.com.br) e administrou a Pousada do Alpinista na Ilha Grande (RJ), durante sete anos.
Com sua equipe na Grade VI, atua em vários segmentos. Transfere sua experiência da prática esportiva para o ambiente corporativo, inovando e adaptando técnicas, procedimentos e equipamentos de segurança. Foi pioneiro em treinamentos Outdoor Training no Brasil, e em Trabalho em Altura com cordas nos moldes modernos: trouxe técnicas dos EUA e Europa e adaptou-as às necessidades e legislação brasileiras.
Também com a Grade VI atua no segmento de Educação Ambiental com escolas da região de Campinas, e em projetos e construção de paredes de escalada esportiva.

Alguns de seus feitos:

Cume do Monte Everest - 2011.
Vôo do Cume do Mont Blanc – 2009
Cume do Everest com oxigênio suplementar- 2008
Escalada do Everest sem oxigênio suplementar -2006
Escalada do Everest com oxigênio suplementar – 2005
Escalada do Aconcágua no Inverno - 2004
Maior tiroleza do Brasil na Pedra do Baú - 2003
Conquista da Face Sul do Aconcágua - 2002
Descida e medição da maior cachoeira do Brasil - 2001
Escalada da Cabeça do Condor e Asa Esquerda – 2000
Projeto Andes - 1998
Abertura da Via de Escalada mais difícil de SP – 1997
Escalada do Mont Blanc - 1993 e 1997
Projeto Rope Swing – 1996
Escalada do Aconcágua – 1993



No Everest, em 2005, chegou a 8.200m sem auxílio de oxigênio suplementar e sabiamente retornou a poucos metros do cume (8.850m). Tem uma grande motivação para conciliar o trabalho e família com uma rotina intensa de treinamentos. Seu grande sonho antigo: escalar a maior montanha do mundo sem o auxílio de oxigênio suplementar. No ano de 2006 viveu uma enorme perda: Vitor Negrete, seu melhor parceiro, e amigo por 18 anos, faleceu no Monte Everest em 2006, após atingir o cume sem o uso de oxigênio suplementar (www.everest2006.com.br).
Rodrigo Raineri liderou 11 expedições ao Aconcágua, a maior montanha das Américas, chegando ao cume por seis vezes.
Planejou, e com Vitor Negrete, formou a única dupla brasileira a escalar a Face Sul do Aconcágua, em 2002, a mais difícil e perigosa, bem como a Rota Noroeste do Aconcágua em pleno inverno, em 2004.
Em 2001, em parceria com Guilherme Silva, seu sócio na Grade VI, desceu e mediu a maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira do Pai Nosso, na Serra do Aracá, em plena Selva Amazônica, com 353 metros.
Em 1997, com Rodney Ferreira e Eusébio Júnior, conquistou uma das vias de escalada em rocha mais difíceis do Brasil na época, na Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí - SP.
Guia de montanha e instrutor de escalada em rocha e gelo há mais de 20 anos, escala e lidera expedições na América do Sul, Europa, África e Ásia.
Superar desafios desta natureza requer bem mais do que capacidade física e técnica. Rodrigo Raineri reúne as habilidades necessárias a qualquer homem ou mulher que deseja se superar profissionalmente e atingir suas metas mais elevadas: planejamento estratégico, treinamento adequado, comprometimento com o projeto, motivação, perseverança, trabalho em equipe, logística, gerenciamento de riscos, ousadia e superação de limites.
“Não se escala uma montanha sozinho. O trabalho em equipe é fundamental sob condições extremas, quando superar os conflitos individuais representa a diferença entre a vida e a morte.” Rodrigo Raineri.
Temas Abordados
Utilizando as expedições como pano de fundo, o alpinista pode fazer analogias com o cotidiano da sua empresa e da vida de cada um dos membros de sua equipe, motivando-os para que superem seus objetivos em conjunto e também individualmente. Os temas abordados podem variar de acordo com as necessidades detectadas.
Motivação: motivar a equipe com o projeto, principalmente nos momentos mais difíceis.
Comprometimento: comprometer toda a equipe com o projeto.
Planejamento estratégico: conhecer as dificuldades e antever os desafios.
Ousadia: Quebrar limites e mudar paradigmas.
Trabalho em equipe: valorizar as diferenças e motivar o grupo.
Perseverança: manter o espírito vencedor nas adversidades.
Análise e gerenciamento de riscos: determinar os pontos críticos e encontrar caminhos para contorná-los.
Aprendizagem: avaliar os resultados alcançados e planejar-se para o próximo desafio.
Recursos Utilizados
Como recurso auxiliar, o alpinista leva seu computador portátil e apresenta fotos e vídeos que mostram suas conquistas e o ajuda a ilustrar os desafios que encara, bem como as estratégias para vencê-los, tornando a palestra dinâmica e atraente




Rodrigo chegou ao cume do Everest na expedição rumo ao topo e foi o terceiro brasileiro a atingir o cume do Monte Everest em 2011.
O brasileiro chegou ao cume nesta sexta-feira dia 20/05/2011 as 9h55 horário do Nepal.
Infelizmente ele não desceu de paraglider como era o programado, pois havia neblina e não se enxergava o local do pouso em Gorak Shep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário