sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sustentabilidade como pauta

Por Cristiane Zallio
A crescente degradação ambiental não é mais notícia nova. Estamos acostumados a ouvir sobre a má qualidade do ar, o “buraco” na camada de Ozônio, super-aquecimento global e ainda, que as reservas de água do mundo podem acabar. Repensar sobre hábitos e buscar alternativas que diminuam os danos são pontos comuns a qualquer habitante do planeta.
Tratemos da Sustentabilidade. Manter o crescimento das economias sem que haja um retrocesso e, ainda de maneira a diminuir o impacto ambiental é primordial. Esse é o propósito principal da sustentabilidade cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida no futuro.
Ter uma marca e não tocar no assunto soa quase como deselegância. É no mínimo de bom tom associar seu negócio a práticas sustentáveis e divulgá-las. Afinal, o consumidor considera importante que as organizações assumam sua responsabilidade social. O que não significa simplesmente associar-se a uma idéia, almejando certa “vantagem competitiva”. Se não for comprovadamente ações concretas, o resultado pode ser uma propaganda contra si próprio.
Nesse momento de ‘efervescência sustentável’, entra a mídia com todas as suas variáveis. Seja na Publicidade: em campanhas, mídias kits de empresas, ações de marketing. Seja no Jornalismo: nos seus vários veículos (impressos, online, especiais para tv, super matérias. Na mídia online e todas as possibilidades de conhecimento, informações, discussões, mídias sociais. Ou até mesmo nas Artes: documentários, curtas, longas. O importante é manter a Sustentabilidade em foco.
A exemplo da publicação National Geografic. Convidado para o 5º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo realizado na PUC Campinas, Matthew Shirts, editor chefe da revista no Brasil , explicou porque a revista mudou sua missão há 5 anos atrás. Segundo Matthew a publicação nasceu com a missão de retratar “o mundo e tudo o que havia nele”. Após 118 anos da data da primeira publicação, a missão passa a “inspirar pessoas a cuidar do planeta”, mantendo o ambientalismo e a sustentabilidade como temas centrais. Por ter um projeto editorial bem definido voltado as questões ambientais, a revista traz em seus números grandes matérias, que, às vezes, ocupam quase todo o espaço da publicação.
Sabemos que os esforços para redução de danos ao meio ambiente são enormes. Ainda estamos distantes de refazer tudo o que já destruímos, porém a sociedade assim como as organizações privadas ou estatais devem assumir também seu papel. Afortunadamente, ações nascem todos os dias em várias partes do mundo. Sustentabilidade não pode e não deve deixar de ser pauta. Não pode cair no lugar comum. Pelo menos o planeta conta um importante aliado: a mídia e toda a sua influência.













Nenhum comentário:

Postar um comentário