quarta-feira, 15 de junho de 2011

Criador do novo site da Defesa Civil de Campinas fala sobre ferramenta

Por Tiago de Souza

“Dentro das possibilidades existentes dentro do portal da Prefeitura, buscamos fornecer ao munícipe desde informações básicas sobre a Defesa Civil até então não disponíveis – como missão e valores do órgão –, como prestar serviço à população, nossa obrigação como servidores públicos que somos”, relata o criador da ferramenta, o publicitário Thiago Wiziack, da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campinas.

Wiziack explica a maneira que encontrou para melhorar o endereço eletrônico da Defesa Civil regional. “Nos utilizamos de mídias sociais para publicarmos folhetos educativos (o www.issu.com), sempre com o conceito de “you publish”, que tem toda a concepção sustentável – por não exigir impressão desse tipo de material que geralmente utiliza muita química – e pode atingir um número maior de pessoas. Além disso, buscamos dentro das ferramentas que temos fornecer o maior número de informações possíveis à sociedade, tendo como base o sucesso na utilização de espaços on line na ultima Operação Verão realizada”, analisa o publicitário.

Na ocasião, a Defesa Civil de Campinas utilizou-se de um banner postado na home do portal da Prefeitura da cidade que levava o internauta diretamente para o hotsite criado especialmente para a Operação Verão 2010/2011, realizada de 01 de dezembro de 2010 a 30 de abril desse ano. No espaço, informações como número de desabrigados, casas interditadas preventivamente, habitações demolidas e pontos de alagamentos, eram atualizadas diariamente – possibilitando inclusive o trabalho conjunto com rádios municipais para auxiliar o cidadão sobre as condições das vias até durante os temporais.

“Tivemos um retorno muito positivo nesse trabalho preventivo que a Prefeitura tem buscado desenvolver em relação a desastres naturais, que não geram mortes na cidade desde 2003, mesmo enfrentando nesse ultimo período de chuvas os piores índices pluviométricos dos últimos nove anos”, afirma Sidnei Furtado.

O publicitário Pedro Nicolau, responsável pelo desenvolvimento de websites esportivos no Rio de Janeiro e que atuou no departamento de publicidade da The Coca Cola Company Brasil, aprova o conteúdo disponibilizado, mas faz algumas ressalvas.

“Dentro do que se oferece atualmente por instituições públicas no Brasil, o conteúdo está mais do que satisfatório, porque cumpre as funções sociais de prestação de serviços. Claro que algumas adaptações muito mais no sentido visual poderiam ter sido feitas, mas sem conhecer a fundo toda a estrutura técnica que o portal da Prefeitura de Campinas possui, é complicado avaliar o que poderia ser alterado na questão visual”, avalia Nicolau.

Veja a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário