sexta-feira, 3 de junho de 2011

NERD em evidência

Bruno Nunes

Nerd é um tema atual, e ficou mais evidente na mídia depois do dia 25 de maio, dia mundial do orgulho nerd. Mas quem são essas pessoas? Muitas vezes retratados no cinema, como um cara de óculos fundo de garrafa, roupa social de um gosto duvidoso, cabelo “boi lambeu”, extremante inteligentes e com sérias dificuldades no relacionamento social. Mas não é bem isso que se vê, os nerds da vida real não tem um estereótipo tão definido, aliás, nem são notados no convívio, mas a parte da inteligência e, em alguns casos, com a vida social limitada.

Quem melhor define o que é ser nerd é Lia Portocarrero Amancio “… é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar.”. Os nerds não são vistos como pessoas populares, mas conseguirem aplicar essa inteligência de forma a melhorar sua relação com os outros, isso pode ser uma arma em busca dessa popularidade.

Hoje com o amadurecimento e tentando fugir do bullying, os nerds assumiram seu lugar, e buscam a aceitação de como são. Tanto que desde 2006, existe o dia do orgulho nerd, e 25 de maio, não foi escolhido de forma aleatória, esse foi o dia da premiére de Star Wars. E nessa busca por seus direitos os nerd’s se inspiram em pessoas com Bill Gates (fundador da Microsoft), Mark Zuckerberg (criador do Facebook) e outros milionários, que com suas idéias nerd, transformaram o mundo e suas vidas. Como afirma Mateus Gonçalves “Eu acho legal ser chamado de nerd, pois além de ser visto como inteligente pelos meus amigos, estou fazendo sucesso com as mulheres.”, e quando perguntado se ele se vê como um desses milionários, ele responde: “Não me vejo, me contento em ser um simples mortal...”.

O orgulho de ser tem ganhado tanta força, que já existe um manifesto com os direitos e deveres. Veja a seguir:
Direitos
1 - O direito de ser ainda mais nerd.
2 - O direito de não sair de casa.
3 - O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.
4 - O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
5 - O direito de se associar a outros nerds.
6 - O direito de ter poucos (ou nenhum) amigos.
7 - O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
8 - O direito de não ter que estar "no estilo".
9 - O direito ao sobrepeso e de ter problemas de vista.
10 - O direito de expressar sua nerdice.
11 - O direito de dominar o mundo.

Deveres
1 - Ser nerd, não importa o quê.
2 - Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
3 - Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
4 - Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.
5 - Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
6 - Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
7 - Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualqhttp://www.blogger.com/img/blank.gifuer livro nerd antes de todo mundo.
8 - Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
9 - Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
10 - Tentar dominar o mundo!


Veja a baixo alguns exemplos de nerd:


Um comentário:

  1. Parabéns Brunão, percebi uma certa identificação com o assunto de sua autoria! (sim, é ambiguo!)
    Wbrasil

    ResponderExcluir