sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cuidados com a saúde das crianças no inverno

Por Célia Victoria


Em pleno outono, e com a aproximação do inverno, as mudanças bruscas de temperaturas acontecem com maior frequência. O clima mais frio força a busca por ambientes mais aquecidos e fechados, as atividades ao ar livre se tornam mais raras. As crianças são as mais afetadas, pois os pais para proteger seus pequenos trocam as brincadeiras nos parques, pela sala, quarto ou uma voltinha no shopping com a esperança que estando protegidos do frio estarão livres dos fatídicos resfriados. Conversamos com o Pediatra José Martins Filho para saber se esconder as as crianças do frio é a melhor solução para protege-las de gripes e resfriados.


Dr. José Martins, manter crianças em locais fechados ajuda a prevenir as doenças típicas do inverno?

Nem sempre, pois ambientes fechados e aquecidos podem ser muito freqüentados e favorecer o aumento da chance de contaminação, como por exemplo gripe e resfriados. O que é preciso sempre é evitar as mudanças bruscas de temperaturas e tomar os cuidados devidos. Se for sair para algum lugar frio, agasalhar-se adequadamente. Infelizmente nossas casas não estão construídas para ter proteção contra o frio, como acontece na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá , enfim nos Paises em que os invernos são mais rigorosos. As vezes é incomodo estar dentro de casa num dia muito frio, porque precisamos ficar também agasalhados, apenas deve-se usar o bom senso e evitar as bruscas mudanças de temperatura.

Quais as doenças mais comuns nessa época do ano?

São os processos infecciosos, principalmente os virais, como as gripes e resfriados. Não se confundir as duas doenças, pois resfriados são os mais freqüentes e menos graves. As gripes costumam ser epidêmicas, mais intensas, mais graves e principalmente mais duradouras. Por isso existem vacinas para nos proteger de alguma delas. Para os resfriados comuns infelizmente não existem vacinas, algumas vezes as pessoas acham que tomaram as vacinas para a gripe e não adiantou nada.

Qual a faixa etária que requer mais cuidados?

Os recém nascidos devem ser um pouco mais protegidos, principalmente as crianças alérgicas que estão freqüentemente mais sujeitas às infecções respiratórias.

O senhor aconselha os pais vacinarem seus filhos?

Sim, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a a Academia Americana de pediatria estimulam os pais a vacinarem as crianças contra a gripe.

Em quais casos são mais indicado as vacinas?

Principalmente os menores de dois anos e as crianças alérgicas, com asma, bronquites de repetição, infecções de ouvido e garganta freqüentes, provocadas geralmente por infecções respiratórias e alergias.

Quais as orientações aos pais de crianças alérgicas?

Tratá-las conforme orientação médica e evitar ambientes com pó , com cortinas, tapetes, e as exposições bruscas às mudanças de temperatura.
Mesmo com a queda nas ocorrências, se deve ainda aplicar a vacina H1N1?
Sim, o vírus está por aí e embora não tenhamos claramente uma epidemia, como o vírus da gripe sazonal, ela deve ser recebida, hoje, as vacinas que estão sendo aplicadas já , numa única dose protegem contra a gripe sazonal e também contra o H1n1.

Quais os cuidados com alimentação das crianças nessa época do ano?

As de sempre: alimentar-se bem e com variações na dieta. As frutas, as verduras e legumes são muito importantes , ao lado da adequada ingestão de proteínas , da carne, do frango, do peixe. Cuidado com o excesso de gorduras e de guloseimas com muito açúcar, elas dão calorias , mas evidentemente tem efeitos colaterais que precisam ser evitados: elevação da glicemia, colesterol, triglicérides, etc.

As atividades físicas devem ter continuidade durante o inverno? Quais as mais indicadas?

Claro que sim, todas as quais a criança goste e costume praticar, as piscinas , se possível , bem tratadas com cloro ou ozônio e aquecidas levemente para evitar os choques térmicos, sem exageros.

O senhor poderia dar algumas dicas de prevenção das gripes, resfriados e como amenizar as crises alérgicas?

Vacinas e tudo o que eu disse antes, alimentar-se bem, com dieta variada, praticar exercícios, evitar ficar em lugares confinados e sempre que possível cuidado com pessoas já contaminadas, com tosse, coriza, etc A gripe e os resfriados se transmitem pela tosse, espirros, mas também pelas mãos, portanto se houver alguém com esses sintomas em casa é bom , sempre lavar as mãos com freqüência e evitar contatos mais íntimos. As vezes, se possível dormir em quartos separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário