sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jundiaí recebe projeto piloto de cidades virtuais


Por: Mauro Utida

Antigamente as manifestações populares eram compostas por passeatas, pessoas de caras pintadas evocando gritos de protestos, mas os tempos mudaram. Com a globalização e a internet, o trabalho em rede está derrubando ditaduras e atraindo os jovens para o engajamento político popular, que parecia ter desaparecido. Quem pensa que os jovens “não estão nem aí” quanto aos problemas políticos, está enganado.
Recentemente, a população de Jundiaí deu uma prova que está conectada ao utilizar a internet para protestar contra os vereadores que aprovaram o aumento do salário do Legislativo e Executivo, a partir do exercício de 2013. Twitter, Facebook, foram as duas ferramentas mais utilizadas durante os protestos, mas o portal Cidade Democrática tem se destacado na região de Jundiaí, quanto aos debates e propostas políticas, sociais, culturais e ambientais.
Com menos de dois anos de funcionamento, o portal Cidade Democrática possui mais de seis mil seguidores e já é referência na região, dando voz a população em geral. As principais lideranças políticas regionais já perceberam a força desta página virtual e muitos fazem parte desta comunidade on line, como o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira. “O Cidade Democrática é uma forma de complementação à participação popular que ocorre pessoalmente, como fazemos em Várzea Paulista, por meio do Orçamento Participativo. Portanto ele é mais um mecanismo de diáologo entre entidades, cidadãos e gestores públicos, além de ter uma grande contribuição com a construção da cidadania”, declarou o prefeito de Várzea.

Engajado
Se hoje a região de Jundiaí é referência em mobilizações populares pela internet, deve-se muito ao trabalho da ONG Voto Consciente, que neste ano completa cinco anos de atuação. Segundo o membro desta entidade e coordenador regional do Cidade Democrática, Henrique Parra Parra Filho, o Voto Consciente está sendo fundamental como agente local, promovendo o debate público e divulgando o site pelo Twitter, Facebook e YouTube. “Em Jundiaí estes movimentos estão dando certo pela mobilização da sociedade local e também pelo trabalho do Voto Consciente”, disse Parra Parra.
O Cidade Democrática foi implantado em Jundiaí para unir diversas ONGs com o trabalho em rede. Mas em pouco tempo a população da região começou a utilizar o portal para propor ideias e hoje a região é a mais ativa. O bom exemplo, fez com que Jundiaí fosse escolhido para a implantação de um projeto piloto, chamado de Cidadonos - baseado no Cidade Democrática -, que premiará as 12 melhores idéias em transformar Jundiaí “na cidade dos sonhos de seus moradores”.
Segundo Parra Parra Filho, o Cidadonos é um programa baseado em “cidades digitais”, onde Jundiaí foi escolhido como projeto piloto por ter sido aprovada em todas as séries do programa, como as oficinas de ‘web cidadania’, que realiza a promoção de causas e a ‘estratégia de web cidadania’, que é composta pelo plano de trabalho. “Estamos convictos que o programa de cidades digitais está bem testado, pois ele tem demonstrado ser uma solução para resolver a falta de debate político e social de nossa sociedade”, afirmou Parra Parra, que alerta “o site não resolve os problemas, ele só fortalece e acelera as propostas reais”.

Cidadonos
As melhores ideias do concurso Cidadonos serão incluídas em uma ‘agenda cidadã’ que será integre ao poder público, para que virem políticas públicas. Em duas semanas de funcionamento o programa já teve a adesão de mais de 500 pessoas. Quem quiser participar pode incluir propostas até o dia 8 de agosto próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário