sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ciclofaixas Vazias

por Neilson Junior

A partir de 23 de Janeiro, as ciclofaixas de Campinas foram inauguradas. Todos os Domingos, entre 07 e 13 horas, moradores podem usufruir os dezoito quilômetros de extensão, sinalizados por faixas vermelhas nas laterais das pistas.

Animados com a novidade, nos primeiros Domingos diversos moradores tiraram as bicicletas da garagem. Lugares como a Lagoa da Taquaral, geralmente cheia de praticantes, ganharam novos ciclistas. Mas a novidade ficou mais evidente em avenidas acostumadas à carros, como Francisco Glicério e José de Souza Campos.

Passada à euforia, as ciclofaixas do centro da cidade não empolgam como antes. A movimentação na avenida Francisco Glicério, por exemplo, não é intensa. No tempo de observação do repórter, menos de 5 ciclistas passaram entre os dois trechos de ciclofaixa da avenida - antes e depois da Moraes Sales.

Segundo Carlos Teixeira, membro da Organização ACESSO - Planejamento Cicloviário, essa baixa adesão às faixas do Centro podem ser explicadas pela falta de caráter de lazer do local: "Quando alguém pensar em utilizar a bicicleta no domingo de manhã em um circuito restrito e em um horário restrito, normalmente faz isso pensando em passear ou se exercitar, e é mais lógico que procure áreas mais arborizadas e que ofereçam outras opções de lazer". Para ele, as ciclofaixas do local seriam melhor utilizadas como um meio de transporte cotidiano, mas para isso precisariam estar disponíveis além do Domingo.

Para a assessoria de imprensa da Emdec, a movimentação nas ciclofaixas do centro atende às expectativas dos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário