quinta-feira, 19 de maio de 2011

As Redes Sociais e os Jornalistas

Bruno Nunes


O termo redes sociais é algo muito corriqueiro no vocabulário de quem se conecta à internet, no Brasil o número de internautas passa de 75 milhões, segundo o Internet World Stats. Em todo o mundo o número de usuários de redes sociais passa de 2 bilhões, ou seja, aproximadamente um em cada três habitantes do planeta está conectado a alguma rede social.

Uma discussão que se leva muito em conta atualmente, na era da informação, é o uso de redes sociais por quem tem o dever de buscar e divulgar com precisão as informações, o jornalista.

A jornalista Juliana Ewers, usa frequentemente as redes sociais, pois acha que é uma forma de se manter informada e um importante canal direto de contato com o público, trazendo um reflexo imediato da edição e de como a publicação é recebida. Outra jornalista, Mariel Marte, não pode usar as redes sociais no atual emprego, e sente falta na hora de buscar um personagem ou de saber de ter uma informação diferenciada, como quando podia usar, e seguia no twitter o corpo de bombeiros, mas também observa que o não uso dessa ferramenta tem seu lado positivo, pois mantém melhor sua concentração no trabalho, " mas também acaba atrapalhando um pouco né? Eu que trabalho com hard news não posso me distrair muito.", pondera. Já para Ana Paula Pereira, estudante de jornalismo é fundamental ." Com certeza. O jornalista é um profissional que tem por dever estar atento a todas as mudanças, novidades e manias das pessoas. Ele deve saber o que é assunto. Hoje em dia, as redes sociais pautam muitas matérias. Elas são uma realidade da comunicação mundial e todo jornalista deve fazer parte disso. Caso contrário, estará desatualizado. E jornalista desatualizado é praticamente jornalista desempregado"

Nos últimos dias vemos a noticia de que alguns veículos nacionais e internacionais, dentre eles Reuters, Wall Street Journal, New York Times, Washington Post, ESPN, TV Globo ,Folha de São Paulo e UOL, aplicaram algumas regras que limitam o uso de seus jornalistas à redes sociais, principalmente no que tange à manifestações de posições partidárias , antecipar reportagens que serão publicadas ou divulgar bastidores da redação. Mas será essa uma medida útil, ou pode acabar segregando, talvez de maneira involuntária, alguns jornalistas de acessar a informação?

Segundo um repórter que trabalha no UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as recomendações foram divulgadas. “As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus perfis, porque não dá pra confiar na interpretação que cada um pode fazer”, afirmou.


Veja agora o que o jornalista pode e o que não pode em alguns veículos

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