sexta-feira, 20 de maio de 2011

#Carinhodeverdade

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, prefeitura e organizações não governamentais agitaram o centro de Campinas

Por Henderson Arsênio



O largo localizado imediatamente atrás da Catedral Metropolitana de Campinas ficou repleto de jovens e adultos. O motivo da reunião foi para que a sociedade tenha maior consciência sobre a violência infantojuvenil. Atualmente, ele é o maior crime cometido em todo o mundo, perdendo unicamente para o narcotráfico. “São Paulo é um dos estados [que é] líder no número de denúncias de exploração sexual de crianças. É uma vergonha que isso ocorra no estado mais rico da nação. Mas admitir a existência do problema já é um primeiro passo”, disse o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª região, Alex Duboc Garbellini ao Portal RAC.

Outras atividades ocorreram em todo o País com o objetivo de alertar contra este tipo de violência. O Ministério Público Federal, por exemplo, já instituiu um Comitê Nacional de atenção exclusiva para esse crime. Neste ano, ele divulgou a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Confira o texto base.




Tuitaço. Em Campinas, o encontro ocorreu na última quarta-feira, 18 de maio. Das 9h às 17h, houve apresentações musicais, números de dança e mostras de teatro, entre outras atrações. O evento é organizado por comissões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representantes das Secretarias Municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e de Educação e das organizações governamentais e não governamentais (OG’s e ONG’s) que compõem a rede socioassistencial do município.

Entre as ONGs, o Comitê para Democratização da Informática (CDI Campinas) instalou notebooks ligados à internet onde os usuários puderam divulgar, pelas redes sociais, tudo o que ocorreu ao longo do dia. Na mais famosa rede de microblogging da internet, o dia foi marcado pela tag #carinhodeverdade. A partir das 16h, todo usuário do twitter sensibilizado por esta iniciativa, deveria elaborar sua fase acompanhada desta identificação. "O dia é importante para que a população em geral se conscientize dessa iniciativa", afirmou o diretor de esportes comunitários da Prefeitura de Campinas, Oldemar Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário