sábado, 21 de maio de 2011

BEBE PREMATURO

Por: Maria Regina Lopes Martin







Dez por cento dos bebês de todo o mundo nascem antes de completar nove meses de gestação. Os dados são da Organização Mundial de Saúde. Apesar de parecer alto, o índice vem caindo. No Brasil, novas tecnologias e tratamentos mais humanizados permitem que prematuros com menos de 23 semanas e pesando até meio quilo tenham mais chance de viver. Temos muitas histórias emocionantes de quem experimentou esses avanços da medicina, que garantiram um final feliz para histórias que há algum tempo não tinham perspectiva. Partindo do principio que a duração normal de uma gravidez é de 37 a 42 semanas, considera-se prematuro ou pré-termo todo o bebe cujo nascimento ocorra antes das 37 semanas de gestação.





Fotos são de um bebe que nasceu com 32 semanas, como a mãe teve uma pré-eclampsia tomou a injeção de cortcóide que amadure o pulmão 15 dias antes do nascimento e com isso a bebe não nescessitou de oxigenio pois seu pulmão ja estava mais fortalecido. Ela nasceu na maternidade São Luiz em São Paulo onde tem 08 UTI neonatal com 07 bebes cada unidade. As mães sofrem muito com essa situaçao pois quando recebem alta e vão para casa seu bebe continua as vezes por um periodo muito longo internado. Quando o bebe consegue mamar elas amamentam ou no banco de leite retiram o leite que é oferecido ao bebe por mamadeira e as vezes até com seringa. Com isso as mães em geral passam o dia todo no hospital. Os bebes não tomam banho normal e sim dentro da incubadora onde a maior parte dos procedimentos são efetuados. A temperatura da incubadora é de 36 a 38 graus. As visitas na UTI somente podem ser feitas pelos pais.






Prematuro Limite: Aquele que nasce entre as 37 e 38 semanas, regra geral sem grandes complicações.

Prematudo Moderado: Aquele que nasce entre 31 e 36 semanas.

Prematuro Extremo: Aquele que nasce entre as 24 e 30 semanas, os quais se encontram no limite da viabilidade, sobretudo os que tem menos de 27 semanas.

Aspectos fisicos de um recém-nascido prematuro:

- Pele fina, brilhante e rosada, podendo em alguns casos ver-se claramente as veias como uma rede.

- Pele por vezes coberta de penugem fina (lanugo) e pouco cabelo.

- Cabeça grande e desproporcional em relação ao resto do corpo.

- Orelhas finas e moles.

- Músculos fracos e atividade fisica reduzida (ao contrário de um lactente de termo, um lactente prematuro tende a não elevar os membros superiores e inferiores).

- Reflexos de sucção de deglutição fracos ou inexistentes.

- Respiração irregular.

- Nas meninas os genitais tem um aspecto algo estranho porque os grandes lábios não cobrem os pequenos lábios.

- Nos meninos é provavel que os testiculos não tenham ainda descido para o escroto.

É possivel que um bebe nasça às 40 semanas com um peso igual ao de um bebe prematuro de 32 semanas; neste caso trata-se de um bebe pequeno para a sua idade gestacional.


Entrevista com Dr. Francisco Mezzacappa Filho, da Neonatologia do Hospital Vera Cruz e CAISM da UNICAMP:


Dr. Francisco poderia dizer quais são as causas de tanto nascimento de bebes prematuro?


São várias as causas de prematuridade, dentre elas problemas maternos como descolamento prematuro da placenta, a placentaprévia (com localização baixa no útero podendo sangrar), rutura prematura de bolsa, a hipertensão materna com sofrimento do feto, o aumento do líquido amniótico (polihidramnio). Em grande parte o trabalho de parto prematuro pode estar relacionado à infecção materna (dentre elas se sobressai à infecção urinária).






A incidência de prematuridade varia muito de um hospital para outro. Naqueles que atendem às gestações de risco o número é bem mais elevado, nas maternidades de baixo risco este número será bem menor. Por exemplo: para a população geral de Campinas a incidência de recém nascidos abaixo de 2500g (peso não é igual à prematuridade, neste caso <2500g são os RN de baixo peso) é inferior a 10%, já em serviço terciário de um hospital escola chega a quase 18% e nos chamados de muito baixo peso (<1500g) a incidência geral é inferior a 1% enquanto nos hospitais especializado quase chega a 5%. Da mesma maneira ocorre com a prematuridade (não se pode usar os mesmos números, pois o peso pode ser também por alterações na nutrição do feto e não apenas por prematuridade).






Recentemente a academia americana de pediatria definiu como recém nascidos viáveis aqueles com gestação com duração maior que 24 semanas (no total a gestação deveria durar 40 semanas), os RN com idade gestacional entre 22 e 24 semanas estariam no limite da viabilidade. Quanto mais imaturos maiores são os riscos de morte e de seqüelas. Os RN muito imaturos podem inicialmente apresentar quadros de insuficiência respiratória grave que podem levá-los a óbito, estes quadros muitas vezes são seguidos de patologia pulmonar crônica que os torna dependentes de oxigênio e de ventilação mecânica por longos períodos. Não é apenas o pulmão que é imaturo e sim é o RN então eles tem mais chance de apresentar sangramento no sistema nervoso central, podem desenvolver outras lesões neurológicas (às vezes muito severas), podem manter aberto um canal que liga a circulação do pulmão com a circulação para o corpo (Persistência do Canal Arterial) que aumenta os riscos de morte, de lesão nos rins que por sinal são imaturos e sujeitos a lesão com facilidade. O mesmo acontece com o sistema digestório com possibilidade de desenvolver intolerância à alimentação (eles não estão prontos para mamar e quando começam a receber leite é bem lentamente e através de sonda que vai até o estomago, neste meio tempo eles são alimentados através da via venosa com a nutrição parenteral) ou doenças muito graves que podem necrosar os intestinos. Sem falar dos riscos de infecção primeiro por que suas defesas (imunidade) são pouco desenvolvidas, mas principalmente por que necessitam de inúmeros dispositivos que estão invadindo seu corpo a fim de proporcionar o que não são capazes de fazer. Os RN prematuros mais próximos do termo têm menos risco de morrer, mas ainda assim apresentam várias morbidades.

3 comentários:

  1. .muito emocionante meu filho nasceu de 36 semanas com 3 kilos e 95 gramas e 50 centimetros graças a deus saudavel e não precisou de ir pra nenhuma maquinas bjos!

    ResponderExcluir
  2. oii..Estou com 33 semanas,e com oligodramnia leve,minha bebe tem 40 cm,e pesa 1.774kg,e ja tomei as injeções para amadurecer os pulmãozinho.Estou muito preocupada pois tenho medo dela nascer antes do tempo..Mais essas matérias me confortaram..bjoo
    juliane gutierres

    ResponderExcluir
  3. Oiiie é muito emocionante presenciar historias assim meu filho nasceu de 32 semanas qdo estava com 4 meses de gestação minha placenta ja era grau 3,foi uma gestação muito complicada pois cada dia é uma vitoria,imagine vc estar gravida olhar roupinhas e imaginar q seu filho pode nem chegar a usalas só Deus sab como foram minhas noites e meus dias graças a DEUS que me enviou um anjo chamada Dra.Sandra Frazatto meu filho nasceu de 32 semanas com 1840 e 42 cm nasceu e foi direto pra UTI NEONATAL ficou la durante 1 mês foram dias longos e mto doloridos tbm eu estava com uma cesária e todo dia as 6 da manha estava eu la firme e forte ate as 00:00 hrs DEUS me deu mta força e uma grande vitória tbm HOJE meu filho ta com 2 anos e 5 meses e é meu verdadeiro orgulho mto esperto e mto amado tbm agradeço todos os dias pela minha VITÒRIA!!!

    ResponderExcluir